Quer se comunicar com a gente? Entre em contato pelo e-mail neumac@oi.com.br. E aproveite para visitar nossos outros blogs, "Neuza Machado 1", "Neuza Machado 2" e "Caffe com Litteratura".

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

AO PRESIDENTE LULA, TODO O MEU CARINHO E RESPEITO


AO PRESIDENTE LULA, TODO O MEU CARINHO E RESPEITO

NEUZA MACHADO


(Fotógrafo: Ricardo Stuckert)


Acompanho a trajetória política do Presidente Lula desde a Greve dos Metalúrgicos do ABC Paulista, em 1980. Naquela época, estávamos vivendo os últimos anos da Ditadura Militar e o inflamado discurso de Lula Operário foi como uma mensagem recebida diretamente dos céus, impulsionando-nos a aproveitar aquele momento de arrefecimento da opressão para dar início ao processo de mudança de uma realidade, para transformá-la naquilo que nossas esperanças mais remotas nunca haviam ousado desejar.

Seu início de vida pública, assinalado por uma prisão injusta, marcou-me profundamente. Na minha pouca experiência política, na época, não conseguia entender o que aquele homem havia feito de errado, posto que ele nem sequer atacava diretamente o governo, apenas pedia melhores condições de salários para os trabalhadores. A minha interna insatisfação com a situação social vigente, que, até então, estava adormecida, sufocada pelos múltiplos deveres de esposa, mãe e estudante universitária, foi de repente despertada pelas vigorosas palavras daquele trabalhador rústico e barbudo. Com sábias, simples e pungentes palavras o Operário do ABC Paulista convocava o povo para dar início às transformações sócio-econômicas que fariam o Brasil sair de uma condição subserviente para uma posição autônoma perante os países mais ricos.

Naquela época, eu estava cursando a Faculdade de Letras, na Avenida Chile, no Rio de Janeiro. Mesmo na condição de estudante universitária, graças às minhas obrigações familiares — já casada e com três filhos para criar —, não pude desfrutar do direito de lutar pela liberdade político-social de meu país. Aliás, o meu jovem marido, de família mineira com hábitos arraigados, impôs-me uma condição: para que eu continuasse recebendo seu apoio, a favor da concretização do meu sonho de me formar numa Faculdade Federal (para a qual já havia passado por mérito, tendo disputado com muitos uma das poucas vagas oferecidas), precisava me afastar dos grupos que promoviam a revolução. Entretanto, independente das exigências matrimoniais, em meu íntimo, estava satisfeita com aquelas manifestações revolucionárias. Influenciada positivamente pelo novo discurso revolucionário, por meio de leituras, envolvi-me teoricamente com as concepções marxistas. Tornei-me simpatizante daqueles que lutavam para extirpar do Brasil os grilhões da pobreza (e eram muitos os esfomeados, uma infinidade de pobres-miseráveis em toda a extensão do território brasileiro).

Lula, entre esses oradores-revolucionários, foi o que mais me marcou. Desde então, as suas palavras contra a miserável condição de vida em que a maior parte da população brasileira vivia calaram profundamente em meu coração. Era essa a realidade que mais se sobressaía aos olhos das pessoas com um mínimo de sensibilidade para percebê-la.

Depois do término da Ditadura, o Caos continuou...

Alguns Governantes de Direita (sem comentários!).

Luís Inácio se candidatando a Presidente do Brasil e “perdendo” (sem comentários!).

Eu, como eleitora de Lula, terrivelmente frustrada (sem comentários!).

A fome de milhões e milhões de brasileiros aumentando cada vez mais no Brasil.

Os ricos em suas torres de marfim e ouro rindo das pretensões do candidato popular (sem comentários!).

Início do Terceiro Milênio com as Torres Gêmeas da América do Norte sendo destruídas.

Início de Terceiro Milênio anunciando timidamente uma terrível recessão mundial.

Início do Terceiro Milênio promovendo mais uma disputa presidencial (depois de oito anos de governo do FHC).

Início do Terceiro Milênio e Lula se candidatando mais uma vez ao posto de Presidente da República (e a minoria rica da torre de marfim e ouro, presunçosamente culta, rindo de sua pretensão; e o Povão sempre acreditando em sua vitória).

Início de Terceiro Milênio anunciando (repito) ainda timidamente uma provável recessão mundial e os Caciques da Direita e os Banqueiros Particulares deixando o Lula ganhar as eleições (Algo assim: “Vamos deixar a bomba explodir nas mãos do operário pretensioso!”).

O nosso Grande Lula recebendo o “presente de grego” das mãos do FHC (sem comentários!).

O nosso Grande Lula sendo criticado por ter pouco estudo por alguns brasileiros pretensamente letrados.

E o nosso Presidente Lula vencendo todos os problemas (Ó Graça Maravilhosa!).

A Oposição querendo recuperar o trono (depois da Casa Grande Arrumada!).

O Povão Brasileiro aprendendo a se impor como eleitores (mas, infelizmente, ainda há o chamado voto de cabresto em alguns Rincões do Brasil; infelizmente, há brasileiros que não sabem ler as linhas e entrelinhas dos jornais e revistas partidários da Direita).

E o nosso Grande Lula ganhando as eleições pela segunda vez (Ó Graça Maravilhosa!).

Tendo de provar todos os dias a sua competência...

Em oito anos de governo, impedido de levar (ou mostrar) os próprios filhos para um banho de piscina no Palácio de Brasília...

Impedido de ver os filhos brilhando ao seu lado nas colunas dos jornais (os filhos dele não foram dignificados publicamente; nos oito anos de governo, os jornalistas não tiveram a bondade de obsequiar com palavras gentis os filhos do Presidente Lula; quando aparecia alguma nota... nem é de bom tom comentar!).

Houve algumas falhas no Governo de Lula? Sim! (E todas exaustivamente relembradas pelos jornalistas opositores). Mas nada que se compare com as falhas anteriores de governantes anteriores!

O que houve, nesses oito anos, foram ações e projetos voltados para transformar a vida do Povo Brasileiro, incluindo os 13% que não gostam dele.

Nunca, neste nosso Brasil, o Povo foi tão amado e respeitado por um Presidente!

Nunca, neste nosso Brasil, o rico ganhou tanto dinheiro com as decisões políticas do Presidente Luís Inácio (A minoria rica do Brasil, com raras exceções, não gosta do Presidente Operário. Sabem porquê? Por que ele só fala a língua do Povo e não sabe falar em inglês).

E o Presidente Operário teve de enfrentar, nesses oito anos de Glorioso Mandato, uma série de obstáculos e ofensas patrocinados, na maior parte das vezes, pela minoritária elite brasileira (preconceituosa):

PRECONCEITO SOCIALPRECONCEITO LINGUÍSTICO

MALEDICÊNCIADESCASOCRÍTICAS DESCABIDAS

DESCRÉDITO

XINGAMENTOS OSTENSIVOS E PÚBLICOS

COBRANÇAS INDEVIDAS

RISOS DEPRECIATIVOS

VAIAS ORQUESTRADAS

E MUITO MAIS...

Mas, teve a glória de ser reconhecido fora do Brasil e de ter sido amado por mais da metade do Povo Brasileiro.

Teve a glória de dignificar a posição do Brasil, que passou de país de Terceiro Mundo para país em franco desenvolvimento, ao lado da Rússia, da Índia e da China.

Teve a glória de terminar o seu mandato mantendo o dinamismo e a vontade de acertar dos primeiros meses do primeiro mandato, sempre enfrentando com coragem os problemas, por mais difíceis que fossem.

Agora, no final do Mandato Glorioso, alguns Banqueiros, Jornalistas e Políticos estão usufruindo as conquistas de Lula, e passaram a elogiar a sua forma de governar, sua força, personalidade e fama que, com mérito, recebeu da opinião pública estrangeira e do Povão Brasileiro.

Que Deus o abençoe, Presidente Lula!

E que proteja também a Presidente Dilma!

Para Você, meu Presidente!, muitas felicidades em 2011 e nos anos vindouros também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário