Quer se comunicar com a gente? Entre em contato pelo e-mail neumac@oi.com.br. E aproveite para visitar nossos outros blogs, "Neuza Machado 1", "Neuza Machado 2" e "Caffe com Litteratura".

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

5 - EPÍSTOLA AOS HOMENS DO FUTURO - RIO DE JANEIRO, 21 DE OUTUBRO DE 2001


5 - EPÍSTOLA AOS HOMENS DO FUTURO - RIO DE JANEIRO, 21 DE OUTUBRO DE 2001

NEUZA MACHADO

(Para o Brasileiro Consciente do Brasil-País do Futuro lembrar-se sempre que existiu um Brasil-Tristes Trópicos até o final do Século XX)


Meus Caros Amigos do Futuro Brasileiro Sem-Muro, neste Anno de 2001, mais precisamente neste 21 do Mês de Outubro de 2001, a coisa aqui tá preta, ou melhor, está branca. Surgiu no Mundo Global, junto com esta Guerra Inglória que nos perturba, a chamada Guerra Bacteriológica. Apareceu por aqui um pó branco assustador repleto de bactérias mortais. Esse pó provoca uma doença chamada Antraz. A Humanidade Sem-Rumo, atualmente (espero que acreditem em mim!), está apavorada! Esta praga não se compara com as outras pragas registradas na História do Mundo Rotundo. É algo terrível e inexplicável! A Poeirinha da Morte chega ao destinatário pelo Correio (neste Outubro de 2001), dentro de Carta Lacrada, contaminando quem a manusear. Justo agora, no momento da Guerra Ingloriosa, aparece a tal doença. Não sei explicar-lhes o nosso Pavor! Falando por mim, só posso dizer-lhes que a minha angústia é imensa. Espero a proteção de um Herói, um Cavaleiro Audaz surgindo do Nada e trazendo nas mãos o Antídoto Salvador. Entretanto, Amigos do Futuro Brasileiro Sem-Muro!, penso que atualmente (2001, não s'esqueçam!) não há Herói que dê jeito em toda esta confusão! E por falar em Herói, já não há mais Heróis neste meu Mundo Globalizado. Os Heróis ficaram lá no Passado Endeusado! Os de Hoje morreram ou estão morrendo ingloriamente.

De qualquer maneira, eu sei que ― todos nós sabemos ― um Herói chegará, muito em breve!, para nos salvar. Será um Herói do Futuro Sem-Muro! Ao contrário dos Homens Antigos, que cultuavam os Heróis do passado, nós, do Século XX e Início do Século XXI (2001, não s’esqueçam!), vivenciamos uma situação singular: os Heróis que cultuamos estão no Porvir (aí no Presente de Vocês!). Nós, Brasileses Descontrolados do Passado Século XX, sabemos direitinho como são Vocês, os Brasileses do Futuro Sonhado; imaginamos as vestimentas que usam, os veículos futuristas que transitam por suas ruas douradas, visualizamos suas cidades bem planejadas, admiramos a forma como vocês se livram das doenças indesejáveis, et cœtera, etc. O Futuro Sem-Muro, de acordo com a nossa percepção sonhadora, se movimenta na mais perfeita Ordem. Eu, por exemplo, tenho certeza de que, neste exato momento!, já está nascendo o Herói da Humanidade. Uma Super-Criança está nascendo em alguma Maternidade do Mundo Rotundo (quiçá do Brasil Varonil), e com certeza estará destinada a realizar a maior façanha de todos os tempos: transformar o Planeta Terra em um lugar onde se possa viver em paz. Pesquisem aí no Futuro Sem Muro e descobrirão. A criança, do sexo masculino naturalmente ― ainda cultuamos o patriarcalismo ―, está nascendo, agora, neste instante. Gostaria, imensamente, que ela fosse brasilesa. Neste exato momento, o Herói está nascendo. Confiram aí no Futuro Sem-Muro: são uma hora, trinta e três minutos e zero segundo, o Horário de Verão no Brasil Varonil.

Se vocês quiserem compreender o que quer dizer Horário de Verão, saibam que, de vez em quando, até este mês de Outubro de 2001, o governo brasilês atual ― o FHC ― manda o povo adiantar os relógios em uma hora. Assim, se os cálculos do horário acusarem zero hora (meia-noite), trinta e três minutos e zero segundo, saibam que ambos ― os dois horários ― significarão a mesma coisa. É um pouco complicado, mas, com boa vontade, Vocês do Futuro compreenderão. Só para melhorar um pouco mais a minha explicação, informo-lhes que há uma razão para esta atitude do atual Governo, o Fernando Henrique: o Horário de Verão Econômico ajuda-nos a economizar luz elétrica e, assim, os recursos financeiros, dos quais o País carece, aumentam. Fazemos economia, porque queremos saldar nossa dívida com o FMI. Infelizmente, a tal dívida parece não ter fim (será que esta tal dívida já estará definitivamente quitada aí no Futuro?).

Desculpem-me, mas em uma outra carta explicarei o significado desta sigla FMI. Hoje não. Estou um pouco cansada do trabalho semanal estafante. Na próxima semana, espero enviar-lhes uma carta mais esclarecedora. Esta de hoje está meio embaralhada. As notícias da Ágora Global, neste 21 de Outubro de 2001, não são muitas boas, por causa das duas Guerras que apavoram o Mundo Rotundo. Duas Guerras ao mesmo tempo. Vocês dirão, quando lerem esta minha cartinha: Pobres Mortais Globais do Anno 2001! Mas, o Herói está nascendo, neste exato momento (21 de Outubro de 2001), em uma grande Maternidade do Mundo (quiçá do Brasil Varonil!). Seu nome se perpetuará como símbolo de uma Nova Era de paz. Meus Amigos do Brasilês Futuro Sem-Muro, que a Paz e o Amor reinem em seus lares!

Por ora, terminando o meu missivo (não confundam com míssil, por favor), quero dizer-lhes que o Rio de Janeiro continua bello como sempre. O Sol Hipercariocjônio ilumina a Cidade Maravilhosa dos Cariocas Intrépidos (aqueles que não trepidam nunca, já que são corajosos e não vacilam ante os obstáculos de um Destino adverso!). Por esta razão, peço-lhes licença para plagiar Horácio (Carmen Saeculare ― Roma Antiga, época de Augusto): O’ Sol capaz de produzir a abundância, que faz existir o dia com (seu) carro hiper-iluminado e o oculta, e nasce sempre diferente e sempre igual, tomara nada possa contemplar (nos séculos vindouros) maior que a Cidade do Rio de Janeiro.

No próximo Domingo enviar-lhes-ei outras notícias. Aguardem-me!

Recebam o meu Grande Amor Transtemporal.


ODISSÉIA MARIA, filha de Antônio Aquileu e Jane Briseides, descendentes de notáveis Caçadores de Onças Pintadas e Jaguatiricas Noturnas de Minas Gerais, uma Incrível Região localizada na Parte Leste do Brasil Varonil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário