Quer se comunicar com a gente? Entre em contato pelo e-mail neumac@oi.com.br. E aproveite para visitar nossos outros blogs, "Neuza Machado 1", "Neuza Machado 2" e "Caffe com Litteratura".

terça-feira, 3 de agosto de 2010

7 - NO MUNDO DOS SONHOS DIMENSIONADOS: UMA RÁPIDA DIGRESSÃO

7 - NO MUNDO DOS SONHOS DIMENSIONADOS: UMA RÁPIDA DIGRESSÃO

NEUZA MACHADO

Os intérpretes de sonhos costumam afirmar que os devaneios noturnos relacionados a subidas íngremes são positivos (montanhas, escadas, elevadores). Para esses intérpretes, tais fenômenos sonambúlicos indicam que o “sonhador” se encontra em uma fase de progresso, em outras palavras, a pessoa que sonha está “subindo na vida”, mesmo enfrentando os obstáculos da ascensão. Para os decifradores já conceituados, esses sonhos indicam que o indivíduo (o dono do sonho) está sendo recompensado por seus esforços.

Não posso afirmar que tais prognósticos sejam verdadeiros. Mas, posso assegurar-lhes que os meus sonhos (os que afluem durante o sono) são muito bem-vindos, não me importando o grau de dificuldade a enfrentar. Sobre os pesadelos, não os aprecio, mas, não os renego. Depois, ao acordar, já aliviada do incômodo da noite mal dormida (a origem do pesadelo), procuro transformá-lo em narrativa insólita. De qualquer maneira, aprecio os sonhos de elevação ― as subidas em montanhas ou escadas altíssimas, passeios em elevadores panorâmicos, sempre em ascensão, caminhar em amplas ou estreitas estradas, vôos paisagísticos, etc. ― e, por incrível que pareça, acordo bem viva antes de desenvolver as descidas nos tais sonhos.

Minha filha costuma dizer que manipulo os meus sonhos, pois, na hora de aterrar ou descer, acordo. Ela tem toda razão! É verdade! Ao longo de minha vida, só me percebi subindo montanhas ou escadas, a carregar imensas e pesadas pedras cotidianas, sem as recompensas monetárias de direito, sem os devidos pagamentos de salários condignos. As alegrias das escaladas panorâmicas continuam nos meus noturnos sonhos de grandeza (os que me solvem das obrigações cotidianas durante o sono). Verdadeiramente, ainda não me vi descendo, nestas minhas últimas etapas existenciais, em carruagens ricamente iluminadas, folgadamente descansada, exibindo os louros das vitórias de meus trabalhos árduos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário