Quer se comunicar com a gente? Entre em contato pelo e-mail neumac@oi.com.br. E aproveite para visitar nossos outros blogs, "Neuza Machado 1", "Neuza Machado 2" e "Caffe com Litteratura".

terça-feira, 12 de outubro de 2010

ODISSÉIA MARIA DO FINAL POLUÍDO DO SÉCULO XX - 1998 / 1999

ODISSÉIA MARIA DO FINAL POLUÍDO DO SÉCULO XX - 1998 / 1999

NEUZA MACHADO

SEXTO CANTO


PROPOSIÇÃO


...mas, monami do Futuro,
retomando o Fio de Ariadne Aracnídea da Epo-Novella Enrolada,
reconto-lhe os feitos da anti-heroina cinquentona astuciosa e fragmentada
do Século XX Final - 1999,
sua peregrinação nesses Ares Poluídos nunca dantes navegados por nenhum Brilhante Foguete de Carreira Espacial,
des aquele Início de Viagem em 12 de Dezembro de 1998,
véspera do Dia Dedicado a Santa Luzia Protectora dos Cegos Borromeus de Carangola de Minas Gerais Sem-Igual;
agora, neste Anno Insano de 1999, estou sozinha no Rio de Janeiro,
eu, Circe Calíope da Ilha Mágica dos Brasileiros Heróicos,
Veneranda Calipso da Côncava Gruta da Rua Garibaldi da Floresta da Tijuca,
Dianna Valente Väjira Diamante dos Ocidentais e Orientais;
para os íntimos, Odisséia Maria Guerreira Indomável,
Descendente de Emiliano Martins Sant’Anna,
ou Emilianno Guerreiro de Brises Caçador de Onças Pintadas e Jaguatiricas Noturnas e Gatas do Mato nas Florestas Encantadas de Minas Gerais,
pai de minha Gran Mother Joana Martins Damatta D’Amorim,
a Jane Coragem do Interior do Brasil Varonil;
então!, neste Anno Insano de 1999,
estou acá à procura do Ulisses Saturnino Ponderoso da Silva,
à procura do Incrível e Insólito Amor Transcendental Epo-Ficcional
ou daquele amor endinheirado das causas do mundo;
neste final de Segundo Milênio, todos idolatram o vil metal;
eu não sou diferente de ninguém, saiba Você, óh! Leitor do Século XXI Incomum;
Você aí no Futuro Sem-Muro do Século XXI pensando que essa Viajante do Tempo Perdido é uma heroína boazinha do Século XX;
ledo engano, seu Pagano!,
nasci no Século da Ambição Desmedida,
tudo continua por aqui como dantes,
nada mudou no Quartel de Abrantes;
por isso, vou sair à procura do Futuro Ulisses Endinheirado da Selva Ponderoso;
quando eu me apoderar dele e do dinheiro dele,
já ia escrevendo “do seu dinheiro”,
quando eu me apossar do dinheiro suado de Ulisses Jupiteriano da Selva Equatorial,
jogarei todas as Notas Ficcionais ou Reais para o Alto,
ou, quem sabe?, da janela de um Avião Supersônico Com Certeza! Sem-Igual,
aquele Avião Imaginário que o Ulisses Ulissiponente me dará de presente;
em verdade, guardarei o bastante para as minhas inúmeras Viagens lírico-epo-ficcionais,
mesmo assim, jogarei a Metade pela Janela do Avião;
o dinheiro jogado pela Janela do Avião aplacará a Fome Tristonha
(preste atenção na Data do Anno em questão)
dos Actuais Seculares Seis Milhões de Famintos do Brasil Varonil,
neste Próximo Anno de 1999,
e os Pobrezins Tão Magrins terão a sua Parte do Bolo de Enrolo de Arroz Brasileiro;
corro e corro atrás do Ulisses Endinheirado Pra Lá De Fogoso;
neste Anno Insano de 1999,
estou pensando em seduzir o Dagoberto Terrestre,
o homem mais rico do Brasil Varonil;
ou, quem sabe?, o Sálvio dos Anjos,
o dono do Baú da Felicidade-Sem-Fim,
um baú cheio de riquezas mil;
depois pagarei a dívida FMI Sem-Fim do País
e distribuirei o restante da Fortuna com os Pobrinhos Mortais do Nordeste Brasileiro;
o Leitor do Século XXI está pensando,
exatamente agora,
neste Momento do Futuro Sem-Muro,
no quanto sou ambiciosa,
e não se enganou, não Senhor!!!,
sou mesmo uma Mulher Ambiciosa do Final do Século XX
e vou Tomar a Armadura Poderosa e Brilhante do meu Pai Greco-Romano-Português-Africano-Carangolano
e vou sair por aí em Pelejas Sem Fim...

Nenhum comentário:

Postar um comentário