Quer se comunicar com a gente? Entre em contato pelo e-mail neumac@oi.com.br. E aproveite para visitar nossos outros blogs, "Neuza Machado 1", "Neuza Machado 2" e "Caffe com Litteratura".

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

ODISSÉIA MARIA INTELECTUAL SERTANEJA DO FINAL DO SÉCULO XX – 1998 / 1999

ODISSÉIA MARIA INTELECTUAL SERTANEJA DO FINAL DO SÉCULO XX – 1998 / 1999

NEUZA MACHADO

TERCEIRO CANTO - 4


... mas de Paris falarei depois,
páginas adiante, por certo!,
a minha perspectiva mágica me obriga a pensar o presente,
e o presente agora é um ônibus velho,
viajo agora de ônibus velho
em direção a São Gonçalo,
vizinho velhinho de São Sebastião do Rio de Janeiro,
atravesso a Incrível Ponte Rio-Niterói,
a Ponte Incomensurável do Destino dos Gloriosos Homens do Brasil Varonil
do Final do Século XX,
misturando-me ao povo trabalhador muito mal remunerado
neste final de Anno de 1998,
preste atenção!, por favor!,
meu irmão!, eu disse 1998;
desci temporariamente do mirante ideológico da imaginação mágico-substancial,
daqui a pouco vestirei a minha farda de Alferes do tempo de Machado Carioca de Assis,
quero dizer,
o actualmente desvalorizado jaleco formal de Professora Universitária de Literatura Geral,
na verdade, um deslumbrante overall azul metálico à moda americana,
para dar aula em São Gonçalo vizinho de São Sebastião;
viajo agora de ônibus velho gaiola dos pobres,
atravessando a Ponte Interminável do Destino Brasileiro do Final do Século XX,
situada no insólito imaginário-em-aberto dos juízos de descoberta
do Final do Segundo Milênio,
sob uma chuva imensa e aterradora, sem fim,
em direção ao infinito dos meus sonhos secretos;
ouço um barulho estranho, assustador, sem igual,
é um velho homem fechando a janela do ônibus velho brasileiro,
decrépito,
pois teme a Chuva Benfazeja a invadir o nosso mundo praláde caótico;
agora, atravessando a Ponte Rodoviária dos Motoristas Intrépidos,
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro nos proteja, amém!,
vou a direção de São Gonçalo do Estado do Rio;
e esta é uma Viagem epo-lírica ou epo-ficcional ou epo-dramática, não sei!,
não sei precisar o Gênero Actual desta minha narrativa enrolada,
espero que não seja (pel'o Amor de Deus!) epo-paraliterária!,
que Deus me proteja!,
tamanho é o "Ontem" Político a nos dominar
neste Final de Século XX,
a cerração política provocada pelo descomunal temporal apocalíptico;
enfim, graças ao Senhor Deus Onipotente
dos Antigos Hebreus, dos Católicos e Crentes,
no qual acredito deveras,
atravessamos o perigo!;
o Rio Lethes fluminense-carioca-brasileiro
em dias ensolarados é uma baía tão linda!,

Nenhum comentário:

Postar um comentário