Quer se comunicar com a gente? Entre em contato pelo e-mail neumac@oi.com.br. E aproveite para visitar nossos outros blogs, "Neuza Machado 1", "Neuza Machado 2" e "Caffe com Litteratura".

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

ODISSÉIA MARIA PITONISA SERTANEJA DO FINAL DO SÉCULO XX - 1998 / 1999

ODISSÉIA MARIA PITONISA SERTANEJA DO FINAL DO SÉCULO XX - 1998 / 1999

NEUZA MACHADO

QUARTO CANTO - 2


... por isso rezo a Deus todos os dias
neste Final de 1998,
não é fácil cuidar de uma Grande Casa cobiçada pelo Mundo Inteiro!;
o Poderoso Chefão de 1998 pode se desmazelar e se transformar em Diminuto Fantoche de Estrangeiro Invejoso;
mas, quomodo o cogitado, estamos parados dentro do rio-rua,
e penso e repenso e não paro de pensar,
nem mesmo Caronte Mitológico
das Histórias Antigas
enfrentou tantos problemas sociais
ao levar as almas gregas afamadas para o Hades Tenebroso,
atravessando, com sua barquinha branquinha, tão mítica!,
o Rio Lethes das Almas Penadas,
ou mesmo quando transportou Dante Alighieri D’Itália
em uma Viagem pelo Inferno Medieval,
numa Famigerada Famosa Divina Comédia
à moda pré-renascentista do século XIV;
na verdade, aqui, no momento,
neste Final de 1998,
o Inferno de Dante se faz presente,
há no ar um dantesco Calor Infernal,
o Brasileiro Ônibus Velhusco força os motores num barulho provindo das Quentes Ardentes Profundezas;
neste momento, 1998, preste atenção!,
lá vai ele, devagarzinho, quase parando,
devagar-quase-parando,
ainda não pifou,
não deu prego, quomodo se diz no Norte e Nordeste do Brasil Varonil;
coitadinha da cidade de São Gonçalo!,
tão jogadinha e abandonada nesse Anno de 1998,
servindo de plataforma política para os políticos do Estado do Rio
neste Final de 1998;
agora, lá vamos nós!;
eu, aqui, no meio do Povo Sofredor
que está voltando do trabalho estafante,
vou agora para o trabalho nosso de cada dia;
trabalho de noite e durmo de dia;
na hora do meu nascimento fui abençoada, Graças a Deus!,
desta vez o suplício terminou,
ainda não,
desta vez o suplício vai terminar,
parece que vai terminar,
penso que está quase terminando;
o Orago Astrológico do dia garantiu-me uma bellíssima tarde sem problemas,
está para existir um oráculo mais fajuto do que este neste Final de Século XX-1998,
o Temporal de hoje não está para brincadeiras, não,
mesmo assim, confio em minha Vastíssima Sorte Sagitariana,
Vênus Estrelíssima não me vai faltar desta vez,
Vênus Madrinha do Trabalho Exemplar
e da Saúde Regular
e do Amor Estrelar não me vai faltar,
não senhor,
eu sou monoteísta com muito fervor,
o meu Deus é maior do que o Orago Astrológico
e nas horas de aperto só penso em Deus Pai;
Graças a Deus!, até agora o Ônibus Brasileiro não enguiçou;
e rom-room-rom-roooom, lááááááá vamos nóóóós!,
este trecho de minha Viagem não quer acabar;
infelizmente o rom-rom-rom foi alarme falso,
o Ônibus Brasileiro de 1998 continua parado no Centro da Lama Pegajosa e do Lixo Pegajoso;
e que Lama Terríííível, meu Deus!;
há milhares de ônibus à nossa volta e à nossa frente,
todos parados, indefesos, no meio da lama
que está a impedir o Caminho Certinho,
num Homérico Brasileiro Engarrafamento,
num Colossal e Barulhento Problema de Trânsito,
Deus me livre e guarde de tal Momento Sinistro!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário