Quer se comunicar com a gente? Entre em contato pelo e-mail neumac@oi.com.br. E aproveite para visitar nossos outros blogs, "Neuza Machado 1", "Neuza Machado 2" e "Caffe com Litteratura".

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

ODISSÉIA MARIA PITONISA SERTANEJA DO FINAL DO SÉCULO XX - 1998 / 1999

ODISSÉIA MARIA PITONISA SERTANEJA DO FINAL DO SÉCULO XX - 1998 / 1999

NEUZA MACHADO

QUARTO CANTO - 4


Nossa Senhora da Penha Mais Alta
cuidará deste momento terrivelmente tenebricoso e danoso do Mês Final de 1998;
o Ônibus Lotado, agora, vai atravessar a Mimética Via Férrea dos Novos Trens Imaginários das Linhas Silenciosas,
a Via Férrea Longa Infinita do Bairro das Neves Eternas de Niterói
e por São Gonçalo do Estado do Rio também,
e vai a direção do infinito-sem-fim dos meus sonhos dourados;
o Ônibus Lotado, agora, atravessa a linha divisora,
aquela divide o Norte Silencioso das Idéias Ficcionais Geniais do Sul Barulhento da Massa Concreta;
e está na Hora do Popular Trem Fantasma dos Parques de Diversões de Outrora passar, senhor Doutor;
nós vamos atravessar sim a Linha Imaginária da Reinvindicação Popular Trabalista do Fantástico Trem dos Meus Sonhos de Infância;
eu que nasci e cresci num Alto de Serra Of Hinterland de Minas Gerais,
perto do Pontilhão de Ferro que corta o Sertão do Reino Antigão,
uma verdadeira obra-de-arte importada da Bélgica,
o Pontilhão da Leopoldina-Princesa e da Velha Maria-Fumaça,
a Via Férrea dos meus sonhos de infância dourados,
me levando e embalando-me até Lacerdina;
mas, agora, o Outro Apito Estridente do Trem Totalitário do Bairro das Neves Eternais vai acordar-me
e eu verei a dolorosa realidade que está a cercar-me;
neste Mês de Dezembro de 1998 eu estava sonolenta,
dormindo dentro de Antigo Ônibus Praláde Velhusco;
o Ônibus parado dentro da Lama Cheirosa e das Pedras Cheirosas;
o barulho infernal das buzinas em volta;
Nossa Senhora das Reais Causas Perdidas é poderosa e vai ajudar-me,
vou rezar um rosário de lágrimas e risos agradecendo a ajuda,
e pedirei por todos os “Verdadeiros Pobrinhos” Passageiros do Ônibus
anteriormente assinalados para uma Viagem jornalística-folhetinesca;
darei graças e louvores ao Rei dos Reis dos Cristãos,
e acenderei muitas velas em agradecimento fervoroso e repleto de fé
por ajudar-me a vencer este tristonho momento de ré;
aproveitarei o momento de muita tensão,
neste Final de 1998 Enrolão,
nessas horas as rezas saem espontâneas e límpidas,
e pedirei a Nossa Senhora da Penha Mais Alta permanente proteção,
pedirei a Deus que ofereça aos Brasileiros Trabalhadores “Pobrinhos”
umas Ruas Brasileiras Sem Lamas Cheirosas e Pedras Cheirosas no Século XXI,
pedirei por todos os Desconhecidos "Pobrinhos" do Ônibus Lotado,
por meus pais já falecidos,
per meus Irmãos Vagamundos do Mundo Rotundo;
agora, neste Momento de Dezembro de 1998 todos gritam e falam impropérios e reclamam,
e os carros buzinam, buzinam, buzinam,
o barulho é pior do que o do Inferno de Dante,
o calor é mais forte do que o calor das labaredas subterrâneas infernais,
neste dia 15 de dezembro de 1998,
às 17 horas da tarde,
horário de Verão no Brasil Varonil...

Nenhum comentário:

Postar um comentário