Quer se comunicar com a gente? Entre em contato pelo e-mail neumac@oi.com.br. E aproveite para visitar nossos outros blogs, "Neuza Machado 1", "Neuza Machado 2" e "Caffe com Litteratura".

domingo, 12 de setembro de 2010

20 - EPÍSTOLA AOS HOMENS DO FUTURO - RIO DE JANEIRO, 17 DE FEVEREIRO DE 2002

20 - EPÍSTOLA AOS HOMENS DO FUTURO - RIO DE JANEIRO, 17 DE FEVEREIRO DE 2002

NEUZA MACHADO

(Para o Brasileiro Consciente do Brasil-País do Futuro lembrar-se sempre que existiu um Brasil-Tristes Trópicos até o Final do Século XX)


E o Carnaval Brasilês de 2002 já passou, meus Inesquecíveis e Ricos Amigos do Brasilês Futuro Sem-Muro! Outra Festa semelhante, aqui no Brasil Varonil, só ocorrerá no Anno que vem (Anno de 2003, não s’esqueçam!). Festividade dantesca, igual ou maior do que o nosso Carnaval Brasileiro, dificilmente acontecerá em outras partes do Mundo Rotundo. Milhões e milhões e milhões de pessoas (dançando e cantando e pulando e se esbaldando pra valer, quatro dias seguidos) reunidos em um único espaço territorial, só mesmo neste incrível “País Tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza”, quomodo diz o divo Jorge Benjor, aplaudido Cantor Popular. Só para Vocês, meus Amigos do Futuro!, terem uma idéia da grandiosidade desse evento, saibam que turistas do mundo inteiro aportam por acá, curiosos, ansiosos por assistir ao Maior Fenômeno Festivo, Annual, que se manifesta no Planeta (esplendorosamente) desde meados do Século XX. Antes, já era um Fenômeno Popular, mas pouco conhecido em outros Países. A Televisão (que apareceu por acá nos Annos Cinquenta do Século XX) e, posteriormente, o Satélite Mundial da Comunicação Global (não confundir com a Rede Globo de Tevê do Brasil Varonil), duas grandes invenções do Século XX, encarregaram-se de divulgá-lo e elevá-lo ao Patamar da Glória.

Mas, como lhes prometi em Cartinhas Anteriores, arriscarei enviar-lhes algumas notícias desse Acontecimento Sem-Igual (o Carnaval Brasileiro de 2002). Pelo fato de meu temperamento não adequar-se aos excessos carnavalescos, não saberei avaliar se conseguirei expressar-me com exatidão, passando-lhes as informações corretamente. Saibam que evito sair de meu Casulo Tijucano nesses dias de eufórica movimentação. Prefiro assistir à comemoração pelos Canais Televisivos de minha Polis Barulhenta. Intimamente, prefiro a solidão, as leituras, o envolvimento com os cogitos superiores da mente, mas, o barulho é tanto, a euforia é imensa e, assim, não há quomodo fugir ao apelo da Máquina-Propaganda, incentivando-me a tomar conhecimento do que ocorre à minha volta.

Por estas razões, confesso-lhes: neste Fevereiro de 2002 acionei os botões do Controle Remoto da Televisão Brasileira e assisti às evoluções e contorcionismos dos passistas (dançarinos do Carnaval) de nossas diversas Escolas de Samba. É bem verdade que, apesar de meu natural pouco interesse, vi-me envolvida pela Alegria dos Foliões (estão mais alegres e felizes neste Anno de 2002, não sei o motivo!; Vocês procurarão saber aí no Futuro!), e passei a torcer febrilmente por uma determinada Escola, já há muito eleita quomodo a minha preferida. Agora, uma Semana depois, sinto muito informar-lhes que ela não ganhou a competição.

Meus Amigos do Incomum Futuro Brasilês!, antes de revelar-lhes o nome da Escola vencedora, quero que alcancem, aí no Futuro, o quanto foi grandiosa essa nossa Festa de 2002. Só para Vocês fazerem uma idéia, a Grande Mãe, a Senhora Bárbara Bush, a Mother do Presidente da Nação Americana, deixou de lado suas preocupações com a Guerra (entre sua Nação e os Grupos Terroristas do Oriente Médio) e aportou por acá (não sei o motivo! será porque teremos eleições presidenciais neste Final de Anno de 2002?), talvez para conferir o Prestígio Mundial de Nossos Carnavalescos e Políticos. Sua intuição, quanto aos votos de nossos juizes (para elegerem a Escola de Samba campeã), foi tão grande, tão certeira, que, nos Três Dias Anteriores à Votação, a Grande Mãe do Presidente Americano Bush já vestia a Camisa da Vencedora (Isto é que é Rara Intuição!, Vocês não acham também, aí no Futuro Sem-Muro? E por falar nisso, um passarinho-vidente deste Anno de 2002 já me disse que o Filho da Senhora Bush, em Setembro do Anno de 2010, Anno de Novas Eleições no Brasil Varonil aí no Futuro Sem-Muro, já quomodo ex-Presidente da Nação Norte-Americana, irá visitar o Estado de São Paulo. Infelizmente, por exigências transtemporais, não posso explicar-lhes o motivo da visita do ex-Presidente americano ao Grandioso Estado de São Paulo, no Brasil Cor-de-Anil, em Setembro de 2010! Mas, Vocês do Futuro Brasilês de 2010 poderão conferir!).

Enfim, meus Amigos do Maravilhoso Futuro Brasilês!, com a justa preferência dos juizes, turistas e povo, venceu a competição neste Anno de 2002 a Inigualável Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira. Sinto informar-lhes também, meus Amigos do Futuro!, que neste Carnaval de 2002, as outras Escolas de Samba que estavam concorrendo ao disputadíssimo Título não ficaram satisfeitas com o resultado e criaram a maior polêmica (afirmando que uma Componente do Seleto Júri errara na hora de passar a limpo os seus votos). Segundo os Descontentes, a Dita Jurada trocou os Pontos de um Quesito e a nota, que deveria ser dada a uma outra Escola, foi parar no Quadro de Pontuação da Mangueira. Graças a esse pequenino descuido, ainda segundo os mesmos Descontentes, a Mangueira pode vencer a segunda colocada com a diferença de meio ponto. De minha parte, afirmo-lhes que não saberia reconhecer a Escola melhor entre as maiores. Todas estavam magníficas e (acredito firmemente!) a Escola de Samba da Mangueira mereceu o tão Cobiçado Troféu.

Enfim, neste Carnaval de 2002, as Espectaculosas e Lindas Mulheres do Brasil Varonil desfilaram seus bellos corpos desnudos, modelados com próteses de silicone (seios e bundas e bocas), e abalaram as equilibradas estruturas vitais de nossos Sarados Rapazes. Estes também não ficaram atrás e desfilaram seus volumosos tórax e bíceps incríveis, adquiridos nas Inúmeras Academias de Ginástica de Nossas Grandes Cidades, depois de Annos e Annos e Annos de muita malhação. Os Travestis também marcaram presença com suas lindíssimas fantasias. Para terminar, afianço-lhes que noventa e seis por cento do Povo Brasilês (homens, mulheres e crianças) caíram na Folia nos Quatro dias de Carnaval. Nesses dias, todos esqueceram seus (ainda) Insolúveis Contratempos Diários.


Daqui, desse meu Intervalo de Tempo Vital (Fevereiro de 2002, não s’esqueçam!), desejo-lhes Muitos e Magníficos Gloriosos Carnavais!


ODISSEIA MARIA, descendente de Corajosos e Puros Antigos Habitantes de Minas Gerais, uma Região Sem-Igual do Bello Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário