Quer se comunicar com a gente? Entre em contato pelo e-mail neumac@oi.com.br. E aproveite para visitar nossos outros blogs, "Neuza Machado 1", "Neuza Machado 2" e "Caffe com Litteratura".

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

21 - EPÍSTOLA AOS HOMENS DO FUTURO - RIO DE JANEIRO, 24 DE FEVEREIRO DE 2002

21 - EPÍSTOLA AOS HOMENS DO FUTURO - RIO DE JANEIRO, 24 DE FEVEREIRO DE 2002

NEUZA MACHADO

(Para o Brasileiro do Brasil-País do Futuro lembrar-se sempre que infelizmente existiu um Brasil-Tristes Trópicos até o Final do Século XX)


Meus Queridos Amigos do Excepcional Futuro Brasilês!, o Calendário está marcando o Último Domingo do Mês de Fevereiro de 2002. Este é um Mês Curtinho, apenas Vinte e Oito Dias nos Annos Não-Bissextos. Nos Annos Bissextos (ocorridos de quatro em quatro annos), computamos Vinte Nove Dias para o Mês de Fevereiro. Os outros Meses variam: Trinta Dias tem Setembro, Abril, Junho e Novembro; Vinte Oito só tem Um (o mês de fevereiro), os Mais Todos Trinta e Um (Janeiro, Março, Maio, Julho, Agosto, Outubro e Dezembro). Passo-lhes tais Informações porque não sei quomodo serão computados os Dias e Meses do Anno aí no Futuro de Vocês. Quomodo sabem, a Humanidade gosta de Mudanças, principalmente de Calendários, e possivelmente, daqui a Alguns Annos, Alguém de Muuuuuuito Valor irá Medir o Tempo e encontrar uma Fórmula diferente para nomeá-lo. Já tivemos, a partir do Nascimento de Cristo, a Era Cristã (iniciada em 1o de Janeiro do Anno Um) e o Actual, Calendário Gregoriano (em homenagem a um Benedicto Papa Gregório), uma Modificação Temporal ocorrida em 15 de Outubro de 1582 (quase no Final do Século XVI). Em 1961, o Homem Pós-Moderno fez sua 1a Viagem ao Cosmos.

Mas, vou deixar de lado as minhas elucubrações (sic) sobre Calendários, para informar-lhes as Notícias desta minha Actual Semana (17 de Fevereiro de 2002 a 24 de Fevereiro de 2002). As Guerras Inglórias, meus Amigos do Brasilês Futuro!, continuam acontecendo no Planeta Terra Água Ar e Fogo. Uma Guerra Religiosa na Índia foi registrada pelos veículos de comunicação de nossa Aldeia Global na Terça ou Quarta-feira passada deste Mês de Fevereiro de 2002 (não memorizei o dia da semana; consultem a data aí em seus Tempos Futuros; em suas Magníficas Internetes do Futuro!). Houve Linchamentos (sim, Senhores!, consultem aí em Vossas Internetes Futuristas!) e as Facções Oponentes atearam Fogo Uns nos Outros e Carros foram Incendiados (consultem Vossos Passados, por favor!). Todos Esses Horrores Aconteceram (neste Mês de Fevereiro do Anno de 2002) por Disputa de Bens Terrenos.

A Guerra Inglória continua também no Oriente Médio entre Israelenses e Palestinos (neste Mês de Fevereiro de 2002; consultem Vossas Internetes!). O Saldo da Contenda Registrou Dezenove Palestinos mortos (pesquisem!, e Vocês do Brasilês Futuro Sem-Muro! confirmarão esta minha notícia!).

Em Cada Cantinho do Mundo Rotundo, neste Mês de Fevereiro do Anno de 2002, os Humanos estão se estranhando (pesquisem!, e Vocês do Brasilês Futuro Sem-Muro! confirmarão esta minha notícia!).

Na América do Sul, neste Mês de Fevereiro do Anno de 2002, as Guerrilhas Inglórias continuam atuando (pesquisem!, e Vocês do Brasilês Futuro Sem-Muro! confirmarão esta minha notícia!).

Na Argentina, neste Mês de Fevereiro do Anno de 2002, os Cidadãos continuam Insatisfeitos com o Novo Governo (aquele Governo que substituiu o Presidente Fernando de La Rua no Início do Anno de 2002). Os Panelaços em frente à Casa Rosada (Sede do Governo em Buenos Aires) continuam inexoravelmente (pesquisem aí no Futuro o que quer dizer panelaços!). Os Argentinos não se conformam com as Inúmeras Perdas a que foram submetidos: Financeiras e Morais. Mas, estão reagindo brilhantemente e brigando por Dias Melhores. Que Deus do Céu os proteja, e a nós também!

No meu Brasil Varonil, neste Calorento Mês de Fevereiro do Anno de 2002, mais precisamente na Megalópole do Rio de Janeiro, a Maravilhosa Cidade!, e mesmo no Brasil Varonil Inteirinho, estamos em Guerra contra o Mosquitinho da Dengue (Mosquitinho Terrível! O Danadinho está prontinho para Exterminar, neste Anno de 2002, os Seis Milhõõõõõões de Enjeitados ─ Esfomeados é a palavra certa ─ Brasileses que perturbam a Paz de nossas Actuais Autoridades Políticas; pesquisem aí no Futuro Sem-Muro Pra Valer, por favor!; esta Missivista do Início do Anno de 2002 não deseja passar por mentirosa aí no Futuro!) O Mosquitinho é o Causador de uma Doença Intermitente, prontinha para nos destruir (destruir apenas os Milhõõõõõões e Milhõõõõõões e Milhõõõõõões de Brasileses de Baixíssima Renda! Ou sem renda nenhuma!).

Acreditem, meus Amigos do Incomparável Futuro do Brasil Varonil!, nós, os Brasileses deste Actual Caótico Tempo, uns Brasileses um pouco mais remediados, neste Início de 2002 (não s’esqueçam da Dacta!) pagamos Impostos impostos exorbitantes e (nem assim!) os nossos Protectores Sociais não conseguem exterminar a Maldita Epidemia que nos ataca. Os Carros-Fumacê que só expelem Fumaça (cadê o remédio!), aqueles Veículos que espalham Inseticida pela Cidade! (Fevereiro de 2002), estão quase todos enguiçados, encostados nos abandonados terrenos (pesquisem aí no Futuro!), possivelmente lugares nos quais proliferam larvas do mosquitinho, sem serventia alguma neste Momento de Calamidades Sem-Fim.

Por esses dias (Fevereiro de 2002) ouvi a Auspiciosa Notícia de que o Exército da Cidade estaria sendo treinado para Combater o Inimigo, digo, o Mosquitinho Danoso, e que Aviões espalhariam, do Alto, o Inseticida Salvador. Até agora (Final do Mês de Fevereiro de 2002), neste preciso momento, não vi nenhum Avião voando e espalhando o Líquido Prometido. Só posso dizer-lhes que os Hospitais do Rio de Janeiro e os Hospitais de Todo o Brasil Varonil estão replectos de doentes e muuuuuuitos já morreram (pesquisem!).

Meus Amigos do Futuro!, a Triste Doença Infecciosa se alastra (mas não chegará até Vocês, fiquem tranqüilos!). Não sei se os Cariocjônios, Descendentes de Valerosos Guerreiros, de várias Etnias, conseguirão vencer actualmente a Luta contra o Mosquitinho Endiabrado!

E tem mais: as Baratinhas Francesinhas, Pedacinhos de Encerado Papel Marrom, estão atacando o meu Micro-Apartamento Tijucano neste Mês de Fevereiro de 2002. Já não sei mais o que fazer para acabar com elas. Nem mesmo os Exterminadores de Plantão, que cobram uma Fortuna pelo Serviço Prestado (o nosso actual dinheiro real não tem limites aos olhos dos exploradores!), conseguiram. Mas eu estava a dizer-lhes das Baratinhas Francesinhas em meu Apertamento: Há pouco, quando eu estava a escrever-lhes esta Cartinha, uma subiu em meu pé, cheia de atrevimento (Ah! 2002 que não passa! Esperar até o Mês de Outubro é muito angustiante!). Enfim, corri atrás dela (da Baratinha Francesinha Danadinha!), armada com chinelo, mas a Impertinente fugiu para um Vão da Parede, não pude expulsá-la de meu Casulo Cor de Rosa. A Francesinha Baratinha e seu Exército Incômodo estão rindo de mim até agora!

Uma outra Notícia: o Horário de Verão Econômico terminou no Mês de Janeiro de 2002 Passado (não sei se já lhes falei sobre o assunto em Cartas passadas). De qualquer maneira, saibam que os Ponteiros dos Relógios voltaram a marcar o Horário Antigo, normalizando assim nossas Vidas. Enfim, quero que saibam, meus Amigos Queridos do Futuro Brasilês Sem-Muro!, que os Passarinhos continuam cantando (há muitos ainda nas grandes Cidades, graças a Deus!); há Velhos sorrindo e dançando nos Clubes da Terceira Idade (são poucos, é verdade!, mas merecem a lembrança); há Crianças que brincam e são amadas pelos Pais (são poucas, é verdade!, mas merecem a lembrança); ainda há Alegria no Mundo (pouca, é verdade!, mas merece a lembrança); e muito mais...


Aguardem uma próxima Cartinha, meus Diletos Amigos e Amigas! Dentro deste Missivo, envio-lhes também o meu Abraço Transtemporal.


ODISSEIA MARIA, irmã de José Aquileu (o primogênito), Sebastião Aquileu e Antônio Aquileu Júnior, todos Filhos Legítimos de Antônio Aquileu e Jane (Joaninha) Briseides, todos Descendentes de Imemoriais Caçadores de Inúmeras Onças Pintadas de Minas Gerais, uma Região Inesquecível, localizada na Parte Leste do Brasil Varonil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário