Quer se comunicar com a gente? Entre em contato pelo e-mail neumac@oi.com.br. E aproveite para visitar nossos outros blogs, "Neuza Machado 1", "Neuza Machado 2" e "Caffe com Litteratura".

terça-feira, 14 de setembro de 2010

22 - EPÍSTOLAS AOS HOMENS DO FUTURO - RIO DE JANEIRO, 03 DE MARÇO DE 2002


22 - EPÍSTOLAS AOS HOMENS DO FUTURO - RIO DE JANEIRO, 03 DE MARÇO DE 2002

NEUZA MACHADO

(Para o Brasileiro Consciente do Brasil-País do Futuro lembrar-se sempre que infelizmente existiu um Brasil-Tristes Trópicos até o Final do Século XX)


Meus Amigos do Lindo Futuro Brasilês!, são 17h00 de um Bello Domingo de Março de 2002, o Primeiro do Mês. O Sol da Tarde já está demonstrando o desejo de partir para outras paragens, e eu estou acá, neste meu Intervalo de Tempo, assistindo ao Programa de Televisão do Gugu Liberato, o provável sucessor de seu Patrão Sílvio Santos (que Deus lhe dê, ainda, muitos e radiosos Annos de Vida!). Vocês do Futuro estão aí a pensar porque eu estou a falar-lhes do Gugu Liberato se nem ao menos terei certeza se Vocês saberão, aí no Futuro Sem-Muro, de quem se trata, uma vez que a História deste meu Tempo Enrolado, provavelmente, não irá realçar a Figura deste Grande Apresentador de Programas Televisivos do Brasil Varonil. Não que o Gugu Liberato não mereça tal honraria, mas, infelizmente, os Valerosos Brasileses de meu Tempo Histórico, aqueles Verdadeiros Brasileses que merecem o Digno Louvor de serem admirados no Porvir, ficarão certamente à Margem da História do Brasil do Final do Século XX.

Refiro-me ao Gugu Liberato, meus Amigos do Maravilhoso Futuro Brasilês!, neste Início de Março de 2002, porque, há pouco, o Gugu estava noticiando um Grande Desastre, Intermitente, o qual ficará registrado nos Annais de nossos Impolutos Periódicos. Grandes Desastres e Intermitentes, por certo, são os Dias de Chuva em São Paulo, a Maior Hipermegapolis do Brasil Varonil (setenta vezes hiper, setecentas vezes mega e sete mil vezes polis) de meu País Cor de Anil. Chove há vários dias em São Paulo. As notícias da Imaculada Televisão Brasilesa mostram a Cidade Alagada, o Rio Tietê transbordando e as Pessoas das Classes C e D, as Tais Sobviventes do Imenso Brasil, penduradas nos telhados de seus barracos, acuadas pela Violência da Enchente, a transformadora de ruas em perigosos rios trasbordantes.

Lamento informar-lhes, meus Amigos do Futuro Brasilês!, mas o Problemão (alagamentos em dias de chuva nas Grandes Cidades do Brasil) jamais terá resolução. O meu Binóculo Mágico deste Anno de 2002 não consegue enxergar (um palmo sequer!) nenhuma solução para tão Grande Catástrofe.

Na Semana Passada (Final do Mês de Fevereiro de 2002), por exemplo, um Outro Apresentador da Impoluta Televisão Brasileira mostrava aos Telespectadores um Antigo Jornal da Cidade de São Paulo do Início do Século XX (desculpem-me a minha necessidade de demarcar os Séculos, o Anno e as Datas!), em que se exibiam Fotos de ruas alagadas, idênticas às Cenas deste Nosso Presente Histórico.

Meus Amigos do Tão Sonhado Brasilês Futuro!, chove e muuuuuuito na Cidade de São Paulo e em vários Pontos do País Cor de Anil. Depois da Terrível Seca, da Falta de Chuva, o que nos obrigou a Economizar Energia Elétrica (para os poucos muuuuuuito ricos, bem entendido!), e isto por vários meses!, as Águas do Céu invadem violentamente o nosso Cotidiano neste Início de Março de 2002. Deus Pai Onipotente não sabe quomodo atender nossas Súplicas. Se por acaso faz Estiada e os rios começam a secar, imploramos ao Todo-Poderoso que nos envie Chuva em abundância. Se Deus atende nossos pedidos, mandando-nos a Esperada Chuva que solucionará os nossos Imediatos Problemas de 2002, pedimo-Lhe que diminua o Aguaceiro. Qualquer Dia desses Deus não ouvirá mais nossas Súplicas, já que não ligamos nem um pouquinho para o que Elle ordenou no Princípio de Tudo: Faça a Sua Parte que Eu lhe Ajudarei!

Por falar em chuva, meus Amigos do Incomum Futuro Brasilês!, saibam que o Racionamento de Luz (de 2001 para 2002) acabou no Último Dia de Fevereiro de 2002. Para dizer-lhes a Verdade, eu Odisséia Maria economizei bastante, inclusive não paguei conta de luz (um Gracioso Presentinho do Actual Governo de 2002 aos Menos Favorecidos em Finanças!), isto por gastar abaixo da Média. Mas, olhando para os lados, não vi muita diferença não. Pensei que a minha Cidade Maravilhosa fosse ficar às escuras, no período do Racionamento, e isto não aconteceu. As ruas da Grande Cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, continuaram iluminadas, os Edifícios Públicos continuaram desperdiçando muuuuuuita Energia Elétrica (Meninos, eu vi!), os Bellos Cumes de minha Polis Espectacular continuaram Lindos e Iluminados, com váááááários Gatos Brilhantes passeando, felizes, nas nossas Douradas Noites Tropicais.

É bem verdade que houve o Terríííííível Dia do Apagão. Não sei se lhes falei, meus Amigos do Futuro!, em Cartinhas Anteriores, do Apagão que durou Três Horas (não me lembro bem!) e que deixou Toooooodo o Brasil Varonil sem Eletricidade. O Estouro do Transformador da Usina Central (uma Usina localizada em uma Determinada Região de nosso Vasto e Espectacular Território) foi tãããããão intenso que Vários Aparelhos de Televisão, Computadores, Geladeiras, Microondas, et cœtera, etc. etc., que estavam ligados, viraram cinzas, deixando desesperados seus Proprietários. Naquela Hora, eu estava escrevendo a minha Cartinha Semanal para Vocês. O meu Computador do Anno 2000 não pegou fogo porque, felizmente, possuo um potente transformador caseiro, próprio para computadores (um precioso presente de meu Filho Alexandre, o meu Webmaster Sem-Igual!). Foi a minha Sorte! Outra Grande Sorte, saibam Vocês do Futuro, foi o facto de eu ter salvo, antes do Terrível Apagão, o meu Texto daquela Semana, senão, adeus!, não saberia quomodo recomeçar o que estava a lhes relatar. Realmente, foi uma Grande Sorte! Ainda bem que sou uma Sagitariana Sortuda. Ainda bem!

Mas, não quero tomar-lhes o Precioso Tempo Futuro, já que esses Probleminhas de 2002 jamais irão acontecer aí com Vocês. Só para terminar, informo-lhes que anteontem, dia 1o de Março de 2002, foi o Aniversário de Minha Polis Maravilhosa (a Cidade do Rio de Janeiro foi inaugurada em 1565). Infelizmente a Data passou quase despercebida. Poucas Pessoas se lembraram do acontecimento! Penso que os Políticos deste Anno de 2002 preferiram esquecer o Aniversário da Cidade. Não fizeram Festa (não sei o motivo!; talvez, porque este Anno de 2002 seja um Anno de Eleições Para Mudança de Governo), não prometeram Reformas. Nada!


Mesmo assim, neste Início de Março de 2002, vamos levando a Vida quomodo Deus quer! Um Grande Abraço Transtemporal (sem chuvas!) da


ODISSEIA MARIA de Sousa Peleu (pelejando sempre sem cair no Chão!), Filha Legítima de Joaninha Briseides e Antônio Aquileu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário