Quer se comunicar com a gente? Entre em contato pelo e-mail neumac@oi.com.br. E aproveite para visitar nossos outros blogs, "Neuza Machado 1", "Neuza Machado 2" e "Caffe com Litteratura".

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

23 - EPÍSTOLA AOS HOMENS DO FUTURO – RIO DE JANEIRO, 17 DE MARÇO DE 2002


23 - EPÍSTOLA AOS HOMENS DO FUTURO - RIO DE JANEIRO, 17 DE MARÇO DE 2002

NEUZA MACHADO

(Para o Brasileiro Consciente do Brasil-País do Futuro lembrar-se sempre que infelizmente existiu um Brasil-Tristes Trópicos até o Final do Século XX)


Meus Queridos Amigos do Futuro do Brasil!, são Dez Horas, Vinte e Oito Minutos e Quarenta Segundos de um Ensolarado Domingo. Hoje, Dia 17 de Março de 2002, os Intrépidos Cariocjônios (com certeza, os Cariocas são descendentes dos jônicos da Antiga Grécia) saíram cedo de suas casas em direção às praias que circundam a Cidade do Rio de Janeiro. Esta Cidade Encantada, Maravilhosa, adotou-me há muito tempo e, saibam Vocês do Futuro!, eu não saberia viver em um outro lugar.

Mas, os Cariocjônios são loucos por praia! Passam horas e horas deitados na areia, sob um sol escaldante, fritando seus corpos até adquirirem uma cor especial: um misto de marrom e dourado. Quomodo já lhes disse em outras Cartinhas, só é lamentável o pouco cuidado que os mesmos têm pela Cidade (até esta Data de 17 de Março de 2002). No meu Bairro, por exemplo, o Nobre Bairro da Tijuca, as Madames (e, mesmo, distintos Senhores), neste Mês de Março de 2002, continuam levando seus cachorrinhos e cachorrões de estimação para defecarem nas ruas de nosso Bello e Tradicional Bairro.

As ditas praias da Cidade do Rio de Janeiro (famosas no mundo inteiro), neste Início de Anno de 2002 revelam o desleixo de seus usuários: cocôs de cachorro, latas vazias de refrigerante americano do norte jogadas na areia (os Cariocjônios, a maioria, mesmo os do “colarinho branco”, são incapazes de limpar a sujeira que fazem; não se lembram de colocar os refugos em saquinhos próprios para serem posteriormente depositado nas lixeiras públicas), cacos de garrafa (já vi!), et cœtera, etc...

Os Turistas passeiam pela Cidade neste Início de 2002, uma Bella Cidade apesar dos pesares Maravilhosa, e todos ficam chocados com tanto descaso. Os laboriosos Garis trabalham (e muuuuuuito!), retirando toneladas e toneladas e toneladas de lixo ― todos os dias! ― das ruas da Cidade, mas, mesmo com todo esse labor, não conseguem resolver o problema neste início de 2002. No dia seguinte a sujeira retorna com todo o seu esplendor.

O rio (?) Maracanã, perto de minha residência, envergonha meus olhos e meu olfato. Transformou-se em Lixeira Pública neste Mês de Março de 2002. À tardinha, um Enxame de Mosquitos Vorazes costuma atacar os transeuntes no trecho do Canal localizado entre as ruas Uruguai e Garibaldi.

As Praças e Ruas do Centro da Cidade, à tardinha, neste Mês de Março de 2002, transformam-se em Depósitos de Lixo. Os Cariocas, bem vestidos e sarados, vão caminhando, de volta para suas casas, em direção aos pontos de ônibus e estacionamentos de carros, comendo apressadamente, saboreando picolés e sorvetes, engolindo sanduíches do Bob’s Americano do Norte e da Mac Donald’s Americana do Norte, tomando cervejas e refrigerantes enlatados e, pasmem!, jogando os Restos de Sandwich na rua. Atenção! Não são oriundos das classes C e D, não!, Senhores! São Homens e Mulheres que se colocam em um Patamar Social Respeitável neste Início de 2002. O Largo da Carioca ... Os Viadutos Malcheirosos... Os Becos Escuros que se transformam em Latrinas Públicas... As Pichações... Entrem no Túnel do Tempo (De Volta Para o Passado de 2002), meus Amigos do Limpíssimo Futuro Brasilês!, e venham constatar com seus próprios olhos.

Meus Amigos e Amigas do Futuro Com Certeza!, quero que saibam do meu Grande Amor pela Cidade do Rio de Janeiro! Angustia-me esta falta de carinho de seus moradores neste Março de 2002. Os Turistas Americanos do Norte e de Outros Países ficam horrorizados e, alguns, têm medo dos assaltos constantes.

Sobre os Assaltos Constantes: Há meses (Final de 2001), presenciei, à tarde, no Calçadão de Copacabana (de longe, é claro!), um Jovem Turista Americano sendo quase assaltado por um grupo de rapazes que o rodearam, querendo tomar-lhe seus dólares e pertences. O Calçadão de Copacabana estava repleto de pessoas (os assaltos, até este Anno de 2002, nas Grandes Cidades e, às vezes, nas Pequenas Cidades do Brasil Varonil, são praticados diante de todos: nos ônibus, nos cruzamentos de ruas, próximo às cabines dos policiais, et cœtera, etc.). O Jovem Turista Americano do Norte só não perdeu o seu dinheiro e seus pertences porque a Turma do Deixa-Disso (os Comerciantes da Orla) correu para salvar o Rico Desavisado.

Foi um Momento Incrível! Não há quomodo explicar-lhes a rapidez do Acontecimento. Depois do Acontecimento já estava tudo calmo. O Grupo de Assaltantes dissolveu-se na Multidão deste Anno de 2002. E eu Odisséia Maria (espectadora ocasional) acompanhei o Rapaz Americano do Norte (de longe, evidentemente!) por um bom tempo, enquanto ele caminhava pelo Calçadão de Copacabana, preocupada com a Segurança do Desamparado Turista. Ele jamais saberá que foi alvo de minhas orações (o Desconhecido Jovem Turista Americano do Norte) no Final de Anno de 2001. Pedi a Deus que o protegesse aqui no Rio de Janeiro e o devolvesse intacto aos braços de sua Mamãe Americana do Norte. Sei que o susto dele foi imenso. Só mesmo os que moram aqui no Rio de Janeiro (neste Momento Caótico do Início do Terceiro Milênio, Anno de 2002, não s’esqueçam!) conseguem contornar esses Terríveis Problemas Cotidianos. Mesmo assim... De vez em quando... Mas, a Cidade do Rio de Janeiro continua Bella, quomodo sempre! Não penso em viver em outro lugar (até o Finalzinho de meus dias na Terra dos Homens!). Apesar dos pesares, todos as Pessoas, de Outras Partes do Mundo Rotundo, apaixonam-se pela Incomparável Magnificência da Cidade do Rio de Janeiro. Suas Belezas Naturais superam o Desleixo e a Falta de Cuidado de seus Habitantes (neste Mês de Março de 2002).

Entretanto, os passarinhos continuam cantando... Os bebês continuam nascendo... A vida continua pulsando... Os Poetas continuam cantando bellos versos líricos... Os cientistas continuam inventando... Outros Planetas vão sendo registrados por Potentes Telescópios ... E o Planeta Azulindo continua girando girando girando no Espaço Sideral. A Lua de São Jorge continua no céu...


Abraça-os (neste rápido intervalo do tempo de 2002),


ODISSEIA MARIA, uma Transtemporal Viajante do Século XX, oriunda de um Brasileiro Território Singular (Minas Gerais) onde as Eras do Mundo se Entrelaçam Pacificamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário