Quer se comunicar com a gente? Entre em contato pelo e-mail neumac@oi.com.br. E aproveite para visitar nossos outros blogs, "Neuza Machado 1", "Neuza Machado 2" e "Caffe com Litteratura".

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

24 - EPÍSTOLA AOS HOMENS DO FUTURO - RIO DE JANEIRO, 31 DE MARÇO DE 2002

24 - EPÍSTOLA AOS HOMENS DO FUTURO - RIO DE JANEIRO, 31 DE MARÇO DE 2002

NEUZA MACHADO

(Para o Brasileiro Consciente do Brasil-País do Futuro lembrar-se sempre que infelizmente existiu um Brasil-Tristes Trópicos até o Final do Século XX)


Amigos e Amigas do Tão Sonhado Futuro Brasilês!, Cordiais Saudações!

Meus Caros Amigos!, neste meu Intervalo de Tempo (31 de Março de 2002), início do Terceiro Milênio da Era Cristã, o Grande Divertimento da Maior Parte do Povo Brasilês, nas Mirradas Horas de Lazer, é a Televisão Convencional Impoluta. Para que Vocês possam entender, aí no Brilhantíssimo Futuro do Brasil: Televisão Convencional Impoluta é aquele Aparelho Incrível, inventado no Século XX, que proporciona Saudável Entretenimento e Notícias Corretas do Brasil aos Espectadores, além de apresentar as Notícias do Mundo Globalizado. É importante que saibam, também, Vocês aí do Futuro do Brasil, que apenas os oriundos das Classes A e B (os poucos muuuuuuto ricos e poucos mais ou menos ricos), e alguns pouquíssimos privilegiados da classe C, possuem a tal Televisão Convencional Impoluta, os Outros Cinquenta Milhões e Milhões e Milhões de Pobres Esfaimados Miseráveis (os que pertencem às classes C, D, et cœtera, etc.), Coitados!, não possuem absolutamente nada.

Mas, quomodo estava a dizer-lhes, Actualmente (Neste Final de Março de 2002), a nossa Distração, nos Momentos de Folga, é assistir Anestesiados aos Programas da Televisão Impoluta, principalmente, aos chamados Shows de Realidade.

Os Shows de Realidade Televisiva tomaram conta de nossas Insignificantes Vidas. Em nossas Conversas com os Amigos (neste Mês de Março de 2002), só falamos da Casa dos Artistas (Programa apresentado pelo Sistema Brasileiro de Televisão) ou The Big Brothers Brasil (exibido pela Rede Globo de Televisão). As Longas Novelas Ficcionais Paraliterárias, teatralizadas e apresentadas na Televisão Brasileira desde os Annos Sessenta do Século Passado já não recebem a atenção dos Espectadores Expectantes quomodo recebiam anteriormente. Os Shows de Realidade, criados a partir de um Romance Famoso do Século XX — The Big Brothers — de um Escritor de Língua Inglesa, são a sensação do momento aqui neste meu Brasil de 2002 e em quase todo o Mundo Rotundo. Nós Brasileses deste Anno de 2002, que não somos bobos nem nada, já adotamos o Tal Espetáculo quomodo nossa Impoluta Diversão Cotidiana.

Todas as Incomuns Noites, deste Mês de Março de 2002, depois de um Dia de Trabalho Estafante, e antes do Sono Reparador, ficamos Horas e Horas (horas indispensáveis ao repouso) diante da Impoluta Televisão do Brasil Varonil, curiosos, assistindo ao cotidiano de doze moças e rapazes (e aprendendo muuuuuuito com eles!), os quais foram selecionados, previamente, pelo Grande Irmão, para participarem do referido Programa.

Vou explicar-lhes, Amigos do Futuro!: Eles (pobrezinhos!) ficam prisioneiros em uma Casa Cinematográfica Luxuosa e são eles Vigiados por Inúmeras Escondidas Câmeras que registram todos os seus movimentos: as brigas inevitáveis, os relacionamentos amorosos, as tarefas caseiras, as brincadeiras, os interessantes shows semanais (realizados às sextas-feiras no Canal do SBT), o ato de escovar os dentes (pela manhã e depois das refeições), os cafés matutinos, os almoços, os jantares, até mesmo os banhos diários (são bons e atrativos ensinamentos diários). Todas os segundos, minutos e horas, até mesmo as horas do sono reparador, são registrados por Poderosos Canais de Televisão e pelos Sites da Máquina Internet, alcançando todos os Lares dos Brasileses Sortudos (ou melhor, os lares de quem pode pagar por essas regalias de bons e instrutivos ensinamentos).

Aos Domingos, neste Mês de Março de 2002, esperamos ansiosamente o Espetáculo oferecido com muito esmero, uma espécie de resumo do que aconteceu durante a Semana com os Participantes do Referido Programa de Saudável Entretenimento. Esses Participantes se submetem ao Confinamento durante Três Meses (por enquanto!), disputando uma Valiosa Recompensa em Dinheiro e Outros Prêmios. A cada Domingo, o apresentador do Programa conversa com os Moradores da Casa, mostra aos Mesmos e aos Telespectadores os Acontecimentos Mais Importantes, ouve as Queixas dos Confinados, entretém brilhantemente os Espectadores Expectantes (precisamos de Entretenimento, para não pensarmos nas Eleições Presidenciais que já se avizinham neste 2002!) e, ao mesmo tempo, o Apresentador conversa pelo Telefone com eles, para descobrir o Participante que será expulso da Casa naquele Domingo (aquele que não recebeu a simpatia do Telespectador Expectante naquela Semana). Depois de Três Meses de Programa, apenas um Sortudo ganhará o ambicionado prêmio, ou seja, somente aquele que agradou aos Telespectadores Expectantes e resistiu bravamente ao Confinamento sairá vencedor.

Actualmente, meus Amigos do Futuro, é esta a nossa Arena Brasileira de Entretenimento, inspirada em Modelos Antigos de Divertimento. Ficamos do Outro Lado da Telinha, anestesiados, enquanto algumas Moças e Rapazes se habilitam a se devorarem uns aos outros em troca de uma Polpuda Soma em Dinheiro e do Reconhecimento do Distinto Público.

Aqui, no Brasil Varonil, quomodo já informei-lhes, neste Início de Anno de 2002 duas Grandes Emissoras de Televisão disputam as Preferências dos Sonolentos Espectadores: a Rede Globo e a Rede de Televisão do Inigualável Sílvio Santos (o maior comunicador de meu Tempo Histórico). Esta disputa iniciou-se com o Golpe de Mestre do Dono do Baú da Felicidade (o já nomeado Sílvio Santos), passando à frente da Poderosíssima Rede Globo e apresentando o dito Show de Realidade antes da outra Emissora (que se dizia proprietária legal dos direitos de apresentação do Programa Televisivo). Quomodo não poderia deixar de ser, a parte que se considerava lesada convocou um batalhão de advogados para punir o infrator. Não sei a razão (e nem quero saber), mas, a Briga nos Tribunais não aconteceu. A verdade é que os Dois Programas estão sendo apresentados ao mesmo tempo, pelas Duas Emissoras, disputando a nossa atenção e reduzindo as nossas Horas de Sono e impedindo-nos, neste Anno de 2002, de avaliarmos os actuais incômodos dos degenerados graus de nossa própria decadência social.

Mas, aí no Futuro Brasilês e lendo esta minha Cartinha dominical, Vocês estão ansiosos por saber o Teor desses Programas que tanto nos divertem. Tentarei uma explicação que os alcance através do tempo.

Então? Um Poderosíssimo Grande Irmão (incógnito) seleciona Algumas Pessoas (homens e mulheres) para viverem juntas em uma Confortável Casa, isoladas do meio social por um período pré-determinado (dois ou três meses), em troca de uma Irrecusável Quantia em Dinheiro para um Único Vencedor (em outras palavras, só receberá o Prêmio aquele que aguentar até o fim as Duras Provas, e se não for eliminado pelos próprios Companheiros/Competidores e pelos Espectadores Descontentes). Nesse ínterim, elas (essas Pessoas Selecionadas) terão de disputar as Preferências dos Espectadores (Poderosos Direcionados Expectantes!), resistir às armações e jogadas entre si, as quais irão eliminando, a cada semana, um dos ocasionais Inquilinos da Casa.

No final, restará apenas o Grande Vencedor da Empreitada, aquele que receberá o Prêmio Prometido (pois conseguiu Imobilizar a Atenção do Espectador e desviá-la de Questões Maiores, entretanto, Incômodas). Eu penso que Vocês já descobriram, aí no Futuro Brasilês Sem-Muro Televisivo, que todas os movimentos dessas Pessoas Privilegiadas (Espectadores e Participantes) estão sendo registrados (vigiados) por Poderosíssimas Lentes Televisivas, e que os Espectadores Expectantes também acompanham, pela Televisão (presos também, sem sair de seus lares), todos os Movimentos dos Participantes: dormir, acordar, escovar os dentes, fazer exercícios, limpar a Casa, cozinhar, comer, brincar, namorar, tomar banho, falar mal uns dos outros, realizar tarefas diárias (exigidas pela Equipe que orienta o Desenrolar do Programa), et cetera, etc. Todos eles estão totalmente isolados do lado de lá (só aos Domingos, à noite, eles se reúnem na Sala, diante de uma Tela Imaginária que os coloca em Contato com o Assessor do Grande Irmão (o que aparece), para receber Notícias dos Familiares e, ao mesmo tempo, saber o Nome do Eliminado da Semana).

Do lado de acá, neste Mês de Março de 2002 e nos Próximos Meses, confortavelmente anestesiados, nós acompanhamos os passos dos Confinados, ansiosos por flagrarmos brigas, namoros inevitáveis entre os casais, carências afetivas, beijos românticos, e, quem sabe?, algumas ansiadas cenas de Sexo Explícito Pravaler. Nesses momentos, meus Amigos!, não há Programa Educativo e Esclarecedor, por melhor que seja, que receba a Preferência do Público neste Anno de 2002. Apenas os Shows de Mágica Realidade passam a receber a atenção dos Espectadores Expectantes.

Mas, há outras ocorrências dignas de nota povoando esta minha Noite de Domingo do Dia 31 de Março de 2002. Hoje, por exemplo, os cristãos comemoraram, relembrando os ensinamentos de Jesus Cristo, o Dia de Páscoa. Aproveitando o Domingo Festivo, eu andei por aí durante o dia (fui visitar a minha Família), depois, há pouco, voltei para o meu Micro-Apartamento de Bicho-da-Seda, localizado na Rua Garibaldi, na Tijuca. Por volta das dezoito horas, antes de chegar ao meu Cantinho de Sossego, fui jantar em Restaurante Popular (eu disse “popular”) da Praça Saens Peña. Depois do jantar, já em casa, fui ler as notícias deste Dia 31 de Março de 2002, notícias do Jornal do Brasil e do Jornal O Globo.

Meus Amigos do Futuro Brasilês!, ainda estou estarrecida com os acontecimentos que abalam o meu Orbe Terrestre, neste início de Terceiro Milênio (Dia 31 do Mês de Março do Anno de 2002, não s’esqueçam da Data!). Acreditem em mim! (e pesquisem aí em Vossas Internetes Futuristas!), as guerras continuam em cada Cantinho do Mundo Rotundo.

Depois das leituras, fui assistir ao Show de Realidade do Afamado Sílvio Santos (eu também preciso de entretenimento), o meu Programa Preferido nas Noites de Domingo. Agora, por volta das Vinte e Três Horas e Trinta Minutos do Último Dia de Março de 2002, resolvi escrever o meu Bilhetinho Semanal para Vocês do Futuro, porque Vocês são a minha esperança de um Futuro melhor para o Brasil de meus Descendentes. Só que, neste exato momento, estou a escutar Tiros de Potentes Armas de Fogo (eu moro na Muda da Tijuca!, um dia vou explicar-lhes o que quer dizer “Muda”!).

Meus Amigos do Futuro Brasilês Sem-Muro, vou parar de escrever-lhes, porque uma Violenta Guerra começou há pouco (31/03/2002) no meu Bairro da Tijuca, na Muda precisamente. Os deuses dos Olimpos Olímpicos da Grande Usina da Tijuca estão Guerreando e eu, Desassossegada Mortal, estou simplesmente Apavorada. O Barulho neste Final de Março de 2002 é Ensurdecedor! A Guerra, entre Dois Olimpos da Famosa Usina da Tijuca Brasileira (há vários Olimpos na Tijuca Brasileira!), começou agorinha, e um Batalhão de Soldados Mortais resolveu Participar da Contenda. Já que são Três Forças que se digladiam, acredito que os Altissonantes Tiros (de poderosos fuzis, metralhadoras, granadas e armas a laser de última geração) continuarão até ao Amanhecer de um Novo Tempo. Por tudo isto, pararei por aqui, enviando-lhes um “Até Breve”.


Recebam o Abraço Transtemporal da


ODISSEIA MARIA, uma descendente mortal de Imortais Caçadores de Onças Pintadas e Jaguatiricas Noturnas e Gatos do Mato que, em Outras Mitológicas e Prosopopaicas Eras, desbravaram a Região da Mata Dourada da Bacia do Rio Carangola, Localizada nas Minas Gerais do Passado, Glorioso Estado Federativo do Brasil Varonil.


P.S.: Estas Cartinhas Dominicais sairão do Ar por Algum Tempo. Muito em breve, Bravos Amigos Homens e Mulheres do Futuro!, retomaremos nosso Contacto Transtemporal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário